Blog sobre Tecnologia e dicas de Informática


Petya, variação do Wannacry, inutiliza seu computador.

Petya, variação do Wannacry, inutiliza seu computador.
Postado por Administrador, em 28 de Junho de 2017

Há pouco mais de um mês, chegamos a você para informa-los sobre o sistema de vírus WannaCry que impactou mais de 150 países. Hoje temos outro ciberataque global ocorrendo. Uma nova tensão de ransomware está se espalhando rapidamente. Chamado Petya, ou Petwrap, ransomware, que atingiu empresas em toda a Europa hoje, incluindo instalações do governo da Ucrânia, redes elétricas, bancos e transporte público, exigindo um resgate de US $ 300 em Bitcoin no processo. Desde então, espalhou-se para empresas de todo o mundo.

Então, como esse ataque de Petya funciona, exatamente? Passando por servidores Windows, PCs e laptops, esse ataque cibernético parece ser uma "variante atualizada" do vírus do malware Petya. Ele usa a vulnerabilidade SMB (Server Message Block) que WannaCry fez, no entanto, no caso de Petya, criptografa, entre outros arquivos, seu arquivo de inicialização mestre. Essas mensagens recomendam que você execute uma reinicialização do sistema, após o qual o sistema está inacessível. Isso basicamente significa que o sistema operacional não poderá localizar arquivos.

Agora, a próxima pergunta é - isso afeta você e o que você deve fazer para ficar seguro? Embora este ataque seja direcionado às empresas, é importante que você fique atento e tome medidas cautelares. Recomendamos que você siga estas dicas para ajudar a manter a segurança:

Certifique-se sempre de que seu antivírus esteja atualizado para maximizar a proteção disponível para você.

Não clique muito rapidamente. Este ataque pode estar se espalhando por e-mails de phishing ou spam, portanto, certifique-se de verificar o conteúdo de um e-mail para legitimidade. Passe o mouse sobre um link e veja se ele está indo para um URL confiável. Ou, se você não tem certeza sobre o conteúdo de um e-mail ou a origem, ele faz uma pesquisa rápida e procure outras instâncias desta campanha, e o que essas instâncias poderiam falar sobre a legitimidade do e-mail.

Faça uma cópia de segurança completa. Faça backup de todos os seus PCs imediatamente. Se sua máquina se infectar com o Petya Ransomware, seus dados podem tornar-se completamente inacessíveis. Certifique-se de que cobre todas as suas bases e tenha seus dados armazenados em um disco rígido externo ou em outro lugar.

Aplique as atualizações do sistema e do aplicativo. Isso está se espalhando em organizações usando a mesma técnica que o WannaCry. Certifique-se de que seu sistema operacional esteja atualizado ajudará a conter a propagação desse malware.

 

Você pode ficar atualizado sobre essas e outras notícias, acessando o nosso blog aqui.


Gostou deste post? Deixe seu comentário